Já está disponível a 4ª Edição do Informativo Educação Fiscal em Foco!
Para conferir como ficou, basta acessar o link acima.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Prefeito e vice-prefeita mirim 2012 tomam posse em Esteio
Foto: Adriano Rosa da Rocha - Esteio
Na tarde desta sexta-feira (9), cerca de 30 alunos de escolas municipais de Esteio tomaram posse como prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários e diretores municipais, dentro do projeto Prefeito por um Ano. Entre eles, foram empossados como prefeito mirim o estudante Patrick Silveira Melo, 11 anos, aluno do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Camilo Alves e sua colega de classe Gabriela Koenich, 12 anos, como vice-prefeita mirim. O vice-prefeito de Esteio, Fladimir Costella, participou do evento, realizado na Câmara de Vereadores de Esteio. Costelinha parabenizou os alunos e destacou a importância de levar a política para dentro das escolas. “Eu percebo os interesses dessas crianças pelas situações da cidade, que envolvem sua escola e seu cotidiano. Hoje, esses alunos representam os mais de 10 mil alunos da rede municipal de Esteio”, destacou o vice-prefeito.
Os estudantes participarão durante todo ano de 2012 da Formação de Disseminadores Mirins de Educação Fiscal, com atividades mensais do Programa Municipal de Educação Fiscal, entre outras ações da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE). O objetivo do projeto é despertar a consciência democrática e constituir a cidadania crítica e participativa dos alunos de escolas públicas e particulares.
Prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários e diretores mirins
Prefeito: Patrick Silveira Melo – CMEB Camilo Alves
Vice-prefeita : Gabriela Koenich Cardoso – CMEB Camilo Alves
Vereadores:
Suéllen Jacques Lima – CMEB Flores da Cunha (presidente da Câmara Mirim)
Jeferson Leandro Müller – CMEB Luíza Fraga (primeiro-secretário)
Felipe de Oliveira Moreira – CMEB Vila Olímpica (segundo-secretário)
Daniel Costa da Silva – CMEB Dulce Morais
Beatriz Venturello – CMEB Edwiges Fogaça
Julia Zonta – CMEB Érico Veríssimo
Ketlyn Muller Ignácia – CMEB João XXIII
Ana Lúisa Nunes Boides – CMEB Oswaldo Aranha
Larissa Oliveira Leffa – CMEB Santo Inácio
Luis Henrique Martins de Vargas – CMEB Trindade
Vitória Regina Silva da Silva – CMEB Vitorina Fabre
Secretárias municipais
Educação e Esporte
Secretária: Paula Andryelly Gomes Grendruczak - CMEB Dulce Morais
Diretora: Suéllen da Silva Silva – CMEB Érico Veríssimo
Fazenda
Secretária: Sabrina de Melo Vian – CMEB João XXIII
Diretora: Eduarda da Silveira Fontena – CMEB Santo Inácio
Meio Ambiente
Secretário: Bernardo Ribeiro Pereira – CMEB Vitorina Fabre
Diretora:Ana Carolina Nesello Siqueira – CMEB Edwiges Fogaça
Saúde
Secretária: Alexia Nathalia Correa – CMEB Santo Inácio
Diretor: William Magnus Barth – CMEB Flores da Cunha
Habitação
Secretário: Juan Luis de Sousa Oliveira – CMEB Oswaldo Aranha
Diretora: Vitória Silveira Bezerra – CMEB Vila Olímpica
Arte e Cultura
Secretária: Gabriela Fiúza da Silva – CMEB Edwiges Fogaça
Diretora: Dieyni Almeida Neves – CMEB Flores da Cunha
Consultória Jurídica
Consultor: Natalya Milani de Avila – CMEB Érico Veríssimo
Diretor: Matheus Fagundes Nunes – CMEB Luiza Fraga
Ações de Segurança Pública e Trânsito
Secretário: Lucca Salvani de Freitas Martins – CMEB Oswaldo Aranha
Diretor: João Pedro Silveira Steinmetz – CMEB Trindade
Obras e Viação
Secretário: Luciano Machado da Silveira Junior – CMEB Dulce Morais
Diretora: Gisella Bratti Vecanto Avallone – CMEB Vila Olímpica
Planejamento e Gestão
Secretária: Bianca Santos dos Reis – CMEB Trindade
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Dia Internacional Contra a Corrupção
A corrupção nunca vai se acabar, é o mal da humanidade. O que temos que fazer é mantê-la sob controle.
Essa luta também é sua!
Fonte: Observatório Social de Itajaí.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Alunos de Machadinho trabalham Educação Fiscal
A professora Andrea da Silva, da Escola Municipal Murian Piovesam de Lima, município de Machadinho, em execução de atividades previstas no seu projeto Os Impostos e Seu Destino, trabalhou a Educação Fiscal com os alunos do 6º ano de uma forma bastante abrangente.
O objetivo principal do trabalho é possibilitar aos alunos um estudo mais aprofundado sobre os impostos e sua importância, promovendo a conscientização e desenvolvendo valores e atitudes para a construção da cidadania.
Na primeira parte das atividades, o tema foi apresentado através de um questionário, com o objetivo de verificar os conhecimentos da turma a respeito do assunto. Após a apresentação dos conceitos principais sobre os impostos e suas funcionalidades, os alunos trabalharam com materiais didáticos, recortes de jornais, revistas, notas fiscais de diversos modelos, além de outros documentos não fiscais, possibilitando assim, identificar as diferenças entre os mesmos.
Na sequência do projeto estão previstas outras atividades onde os alunos ainda poderão realizar pesquisas, participar de seminários e debates e, como atividade prática de fundamentação do conhecimento, praticar o levantamento de preços através de orçamentos em lojas da comunidade. Ao final do trabalho, um novo questionário deve ser aplicado no intuito de medir a evolução dos conhecimentos da turma em relação à Educação Fiscal.
Foto: Andrea da Silva
Foto: Andrea da Silva
Foto: Andrea da Silva
Foto: Andrea da Silva
Foto: Andrea da Silva
Foto: Andrea da Silva
Foto: Andrea da Silva
Foto: Andrea da Silva
Foto: Andrea da Silva
Foto: Andrea da Silva
Porto Vera Cruz apresenta resultado do III Seminário de Educação Fiscal
Fonte: Jornal Tribuna Livre
Divulgado no jornal Tribuna Livre de Porto Vera Cruz (sexta-feira, 2 de dezembro de 2011, página 5), os resultados do III Seminário de Educação Fiscal apresentou uma grande participação da população. As Escolas Estaduais e Municipais demonstraram suas práticas no tema e aconteceu também a premiação da III Gincana Municipal de Educação Fiscal, onde a Escola Municipal de Educação Infantil Luz do Saber foi a grande campeã, arrecadando 9.303 notas fiscais.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Roca Sales no rumo da Educação Fiscal
Foto: Isabel Bazanella - Prefeitura Municipal de Roca Sales
O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, assinou, no dia 24 de novembro, a adesão ao Novo Convênio para implementação do Programa de Integração Tributária (PIT). E para dar o ponta-pé inicial no processo de Educação Fiscal na cidade, a secretária de Educação, Nelda Cofferi, reuniu-se com os diretores das escolas municipais, estaduais e particulares na manhã desta última quinta-feira.
Participaram do encontro, que aconteceu na sede da secretaria, Lucilene Pedroso Konrad, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sagrada Família, Roselaine Terezinha Sebben, da EMEF Perpétuo Socorro, Maria Tereza Kummer, da EMEF Dom Pedro I, Alsindo Schott, da Escola Estadual de Educação Básica Pe. Fernando, Rodrigo Ulrich, do Colégio Evangélico Alberto Torres, Rosane Inês Volken, do Colégio Scalabriniano São José e Camila Hunning, da secretaria da Fazenda do Município.
Convidada pela secretária, Camila falou sobre a introdução dentro das salas de aula do conteúdo de Educação Fiscal. Mostrou a idéia do programa e informou a quanto à criação do Grupo que realizará o Planejamento Educacional para 2012, onde serão definidas as atividades e metas para o programa. Camila também destacou a importância da formação dos professores no curso Disseminadores de Educação Fiscal, oferecido pelo Programa Estadual de Educação Fiscal.
Para ajudar a incentivar e difundir esse trabalho, Nelda citou a confecção de agendas para o próximo ano, onde serão impressas a idéia central do programa, seus objetivos e sua importância para os cidadãos.
“Estamos no rumo da consolidação do Programa de Educação Fiscal em Roca Sales, primando pelo bem estar da comunidade”, completa Camila.
Assinar:
Postagens (Atom)