segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Prefeito e vice-prefeita mirim 2012 tomam posse em Esteio

Foto: Adriano Rosa da Rocha - Esteio



Na tarde desta sexta-feira (9), cerca de 30 alunos de escolas municipais de Esteio tomaram posse como prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários e diretores municipais, dentro do projeto Prefeito por um Ano. Entre eles, foram empossados como prefeito mirim o estudante Patrick Silveira Melo, 11 anos, aluno do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Camilo Alves e sua colega de classe Gabriela Koenich, 12 anos, como vice-prefeita mirim. O vice-prefeito de Esteio, Fladimir Costella, participou do evento, realizado na Câmara de Vereadores de Esteio. Costelinha parabenizou os alunos e destacou a importância de levar a política para dentro das escolas. “Eu percebo os interesses dessas crianças pelas situações da cidade, que envolvem sua escola e seu cotidiano. Hoje, esses alunos representam os mais de 10 mil alunos da rede municipal de Esteio”, destacou o vice-prefeito.

Os estudantes participarão durante todo ano de 2012 da Formação de Disseminadores Mirins de Educação Fiscal, com atividades mensais do Programa Municipal de Educação Fiscal, entre outras ações da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE). O objetivo do projeto é despertar a consciência democrática e constituir a cidadania crítica e participativa dos alunos de escolas públicas e particulares.

Prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários e diretores mirins

Prefeito: Patrick Silveira Melo – CMEB Camilo Alves
Vice-prefeita : Gabriela Koenich Cardoso – CMEB Camilo Alves

Vereadores:
Suéllen Jacques Lima – CMEB Flores da Cunha (presidente da Câmara Mirim)
Jeferson Leandro Müller – CMEB Luíza Fraga (primeiro-secretário)
Felipe de Oliveira Moreira – CMEB Vila Olímpica (segundo-secretário)
Daniel Costa da Silva – CMEB Dulce Morais
Beatriz Venturello – CMEB Edwiges Fogaça
Julia Zonta – CMEB Érico Veríssimo
Ketlyn Muller Ignácia – CMEB João XXIII
Ana Lúisa Nunes Boides – CMEB Oswaldo Aranha
Larissa Oliveira Leffa – CMEB Santo Inácio
Luis Henrique Martins de Vargas – CMEB Trindade
Vitória Regina Silva da Silva – CMEB Vitorina Fabre

Secretárias municipais
Educação e Esporte
Secretária: Paula Andryelly Gomes Grendruczak - CMEB Dulce Morais
Diretora: Suéllen da Silva Silva – CMEB Érico Veríssimo

Fazenda
Secretária: Sabrina de Melo Vian – CMEB João XXIII
Diretora: Eduarda da Silveira Fontena – CMEB Santo Inácio

Meio Ambiente
Secretário: Bernardo Ribeiro Pereira – CMEB Vitorina Fabre
Diretora:Ana Carolina Nesello Siqueira – CMEB Edwiges Fogaça

Saúde
Secretária: Alexia Nathalia Correa – CMEB Santo Inácio
Diretor: William Magnus Barth – CMEB Flores da Cunha

Habitação
Secretário: Juan Luis de Sousa Oliveira – CMEB Oswaldo Aranha
Diretora: Vitória Silveira Bezerra – CMEB Vila Olímpica

Arte e Cultura
Secretária: Gabriela Fiúza da Silva – CMEB Edwiges Fogaça
Diretora: Dieyni Almeida Neves – CMEB Flores da Cunha

Consultória Jurídica
Consultor: Natalya Milani de Avila – CMEB Érico Veríssimo
Diretor: Matheus Fagundes Nunes – CMEB Luiza Fraga

Ações de Segurança Pública e Trânsito
Secretário: Lucca Salvani de Freitas Martins – CMEB Oswaldo Aranha
Diretor: João Pedro Silveira Steinmetz – CMEB Trindade

Obras e Viação
Secretário: Luciano Machado da Silveira Junior – CMEB Dulce Morais
Diretora: Gisella Bratti Vecanto Avallone – CMEB Vila Olímpica

Planejamento e Gestão
Secretária: Bianca Santos dos Reis – CMEB Trindade

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dia Internacional Contra a Corrupção

A corrupção nunca vai se acabar, é o mal da humanidade. O que temos que fazer é mantê-la sob controle.
Essa luta também é sua!

Fonte: Observatório Social de Itajaí.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Alunos de Machadinho trabalham Educação Fiscal

A professora Andrea da Silva, da Escola Municipal Murian Piovesam de Lima, município de Machadinho, em execução de atividades previstas no seu projeto Os Impostos e Seu Destino, trabalhou a Educação Fiscal com os alunos do 6º ano de uma forma bastante abrangente.
O objetivo principal do trabalho é possibilitar aos alunos um estudo mais aprofundado sobre os impostos e sua importância, promovendo a conscientização e desenvolvendo valores e atitudes para a construção da cidadania.
Na primeira parte das atividades, o tema foi apresentado através de um questionário, com o objetivo de verificar os conhecimentos da turma a respeito do assunto. Após a apresentação dos conceitos principais sobre os impostos e suas funcionalidades, os alunos trabalharam com materiais didáticos, recortes de jornais, revistas, notas fiscais de diversos modelos, além de outros documentos não fiscais, possibilitando assim, identificar as diferenças entre os mesmos.
Na sequência do projeto estão previstas outras atividades onde os alunos ainda poderão realizar pesquisas, participar de seminários e debates e, como atividade prática de fundamentação do conhecimento, praticar o levantamento de preços através de orçamentos em lojas da comunidade. Ao final do trabalho, um novo questionário deve ser aplicado no intuito de medir a evolução dos conhecimentos da turma em relação à Educação Fiscal.


Foto: Andrea da Silva


Foto: Andrea da Silva

Foto: Andrea da Silva

Foto: Andrea da Silva


Foto: Andrea da Silva

Foto: Andrea da Silva

Foto: Andrea da Silva

Foto: Andrea da Silva

Foto: Andrea da Silva

Foto: Andrea da Silva


Porto Vera Cruz apresenta resultado do III Seminário de Educação Fiscal

Fonte: Jornal Tribuna Livre

Divulgado no jornal Tribuna Livre de Porto Vera Cruz (sexta-feira, 2 de dezembro de 2011, página 5), os resultados do III Seminário de Educação Fiscal apresentou uma grande participação da população. As Escolas Estaduais e Municipais demonstraram suas práticas no tema e aconteceu também a premiação da III Gincana Municipal de Educação Fiscal, onde a Escola Municipal de Educação Infantil Luz do Saber foi a grande campeã, arrecadando 9.303 notas fiscais.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Roca Sales no rumo da Educação Fiscal

Foto: Isabel Bazanella - Prefeitura Municipal de Roca Sales

O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, assinou, no dia 24 de novembro, a adesão ao Novo Convênio para implementação do Programa de Integração Tributária (PIT). E para dar o ponta-pé inicial no processo de Educação Fiscal na cidade, a secretária de Educação, Nelda Cofferi, reuniu-se com os diretores das escolas municipais, estaduais e particulares na manhã desta última quinta-feira.
Participaram do encontro, que aconteceu na sede da secretaria, Lucilene Pedroso Konrad, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sagrada Família, Roselaine Terezinha Sebben, da EMEF Perpétuo Socorro, Maria Tereza Kummer, da EMEF Dom Pedro I, Alsindo Schott, da Escola Estadual de Educação Básica Pe. Fernando, Rodrigo Ulrich, do Colégio Evangélico Alberto Torres, Rosane Inês Volken, do Colégio Scalabriniano São José e Camila Hunning, da secretaria da Fazenda do Município.
Convidada pela secretária, Camila falou sobre a introdução dentro das salas de aula do conteúdo de Educação Fiscal. Mostrou a idéia do programa e informou a quanto à criação do Grupo que realizará o Planejamento Educacional para 2012, onde serão definidas as atividades e metas para o programa. Camila também destacou a importância da formação dos professores no curso Disseminadores de Educação Fiscal, oferecido pelo Programa Estadual de Educação Fiscal.
Para ajudar a incentivar e difundir esse trabalho, Nelda citou a confecção de agendas para o próximo ano, onde serão impressas a idéia central do programa, seus objetivos e sua importância para os cidadãos.
“Estamos no rumo da consolidação do Programa de Educação Fiscal em Roca Sales, primando pelo bem estar da comunidade”, completa Camila.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Porto Vera Cruz promove o III Seminário Municipal de Educação Fiscal

Fonte: Jornal Tribuna Livre

Foi divulgado no Jornal Tribuna Livre de Porto Vera Cruz (sexta-feira, 25 de novembro de 2011, página 5) o III Seminário Municipal de Educação Fiscal que acontecerá nesta terça-feira, 29, na Câmara de Vereadores da cidade, a partir das 13h.
O evento prevê a apresentação os projetos desenvolvidos por alunos das escolas estaduais e municipais, a premiação das escolas vencedoras da III Gincana da Nota Fiscal e a apresentação do orçamento para 2012 visando a participação popular na aplicação dos recursos.

Grupo Viver Bem a 3ª Idade tem Palestra de Educação Fiscal em Roca Sales

Fonte: Secretarias da Fazenda e da Saúde de Roca Sales

“Roca Sales está formando o ‘exército contra a sonegação’, começando pelas comunidades do interior.” É assim que a fiscal tributária Camila Stieven Hünning define o trabalho de Educação Fiscal que vem sendo executado no município. Entre os dias 16 e 28 de novembro, ela e o fiscal sanitário Emerson dos Reis, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizam palestras para os integrantes do grupo Viver Bem a 3ª Idade, no interior do município.
As palestras visam conscientizar os munícipes quanto à função social dos impostos, os tipos de tributos, como é feito o repasse do ICMS para as cidades, onde esses recursos são investidos e como cobrar a correta aplicação dos mesmos. Além disso, é comentado sobre o sorteio do Natal Premiado de Roca Sales, sobre a sonegação e a importância de se pedir a nota fiscal.
Camila comenta que a média de participação é de 15 pessoas por palestra. “Pensando-se pelo lado de que é interior, comparece bastante gente”, afirma. Além de atentos às informações recebidas, os participantes também contribuem com a troca de idéias e comentários pertinentes ao assunto.
O resultado disso se apresenta através da crescente aproximação dos fiscais com a comunidade e, por conseguinte, numa maior conscientização das pessoas em como exercer seu direito de cidadão. Trabalho esse que deve ser ampliado em breve, pois foi aprovada na última segunda-feira, 21, a Lei de Educação Fiscal Municipal, que prevê a formação de um Grupo de Trabalho e o Planejamento para 2012 a ser aplicado nas escolas e no Cras.

Roca Sales institui Programa Municipal de Educação Fiscal

Foi aprovada a Lei que institui o Programa Municipal de Educação Fiscal visando promover esse tema como instrumento para a conquista da cidadania. A Lei Municipal nº 1.209/11 promove um conjunto de ações mediante as quais o indivíduo e a coletividade constroem valores, conhecimentos e atitudes voltados ao planejamento, à gestão e ao controle dos recursos públicos.
Dentre os principais objetivos a serem alcançados, é possível destacar a conscientização do cidadão quanto à função sócio-econômica dos tributos, levar conhecimento à população sobre a administração pública, arrecadação e controle de gastos públicos, criar na sociedade um comportamento de acompanhamento, fiscalização e controle dos gastos públicos, promover ações integradas de combate à sonegação fiscal, aumentar a eficiência e transparência das receitas e despesas públicas, valorizar o comércio, a indústria, a prestação de serviços e a produção primária da cidade.
O programa será desenvolvido pelas Secretarias Municipal da Fazenda, de Educação e Cultura, Agricultura e Desenvolvimento, Saúde e Assistência Social. Sendo que cabe à Fazenda, a articulação geral do programa, a estruturação, regulamentação e custeio, orientação técnica relacionada a tributos, competências de arrecadar, despesas públicas, levantamentos e controles estatísticos, mobilização dos servidores públicos municipais, envolvimento dos conselhos municipais constituídos e a mobilização dos comerciantes, industriais e prestadores de serviço do município. Já a Educação e Cultura, realizará trabalhos junto ao corpo docente e discente da rede pública ou privada, e a Agricultura e Desenvolvimento, é responsável pela conscientização e envolvimento dos produtores primários e pela mobilização dos comerciantes, industriais e prestadores de serviço. A Secretaria de Saúde e Assistência Social tem como atribuição sensibilizar e conscientizar a população além de incluir a Educação Fiscal nos programas e eventos realizados pela Terceira Idade e nos projetos envolvendo a população em geral.
A Lei também prevê a criação do Grupo de Educação Fiscal Municipal (Gefim) que irá planejar, executar, acompanhar e avaliar as ações necessária à implementação do Programa no município.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Santa Maria apresenta Curta de Educação Fiscal

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Maria

O Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria, através das secretarias municipais de Educação e de Finanças, realiza o lançamento do Estudante Cidadão e Curta Metragem da Educação Fiscal.
O evento será na próxima segunda-feira, 28, no Auditório do Centro Administrativo Municipal de Santa Maria, a partir das 8h 30min. Prestigiem!


PEF/RS e Município de Seberi planejam ações de Educação Fiscal em parceria

Fonte: Apet.

Na última terça-feira, 22, a Assessoria de Promoção e Educação Tributária da Receita Estadual, Apet, esteve no município de Seberi para auxiliar no Planejamento do Programa Municipal de Educação Fiscal para 2012. A equipe da APET, Alexandre Bortolini, Carol Klein e Tânia Coelho de Souza, realizaram uma Oficina de Planejamento, onde foram identificados a situação atual do município e os recursos disponíveis para potencializar o Programa. A partir dessas informações, foram definidas as ações estratégicas a serem realizadas no próximo ano, naquela cidade.
Entre os presentes, funcionários públicos, professores, representantes do CRAS e 1ª infância melhor, agências de saúde, vereadores e fazendários. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade, e teve também a participação do prefeito, Marcelino Galvão Bueno Sobrinho, do vice-prefeito, Luiz João Queiroz, do secretário da Fazenda, Odilon Sabino da Silva, do secretário da Educação, Francisco Trevisan e o presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Adam Balestrin.
Paralelamente, na parte da tarde, aconteceu um debate sobre o assunto na programação da Rádio Seberi FM, intermediado por Jéferson Carvalho. O debate teve a participação do coordenador da Apet, Alexandre Bortolini, do presidente da Câmara de Vereadores, do secretário de Educação e da agente tributária municipal, Vanessa de Queiroz Romiti.
Alexandre informou que o programa de Educação Fiscal é um programa de promoção da cidadania: “Esse programa visa levar à sociedade informações sobre a origem do recuso público, que são os tributos, a importância da correta aplicação desses valores e como a sociedade pode participar acompanhando as ações do Estado e dos Municípios”, conclui.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Encontro ensina a prática da cidadania


Fonte: Edson Luis Schaeffer, Jornal Informativo, 23/11/2011, p. 15.
Alunos são conscientizados da importância dos impostos e de manter a limpeza e preservar o patrimônio
Boa Vista do Sul – Na última quinta-feira, 17 de novembro, o Programa de Educação Fiscal (PEF) do município organizou em encontro com palestra, apresentações e exposição de trabalhos no Centro de Eventos, na sede. Juntamente com a administração, através das secretarias de Educação Cultura e Desporto e Administração e Fazenda, o PEF quer conscientizar os cidadãos boavistenses a acompanhar a aplicação dos recursos públicos, reconhecendo seus deveres para o bem coletivo e compreendendo o cumprimento das obrigações tributárias.
Após a abertura e os pronunciamentos da titular da Educação, Cultura e Desporto, Ivete Cecília de Souza, e do prefeito Roberto Martim Schaeffer (PSDB), os alunos da 7ª série, coordenados pela professora Rosana Marina, apresentaram uma peça teatral enfatizando que economizar energia elétrica é pensar no futuro, na natureza e no planeta.

Convidados
Em seguida, o agente fiscal do Tesouro do Estado do RS da agência de Bento Gonçalves, Olavo Afonso Shorr, fez suas considerações alusivas à importância do tema. As meninas da 6ª série da EMEF Duque de Caxias apresentaram a coreografia Herdeiros do Futuro, sob a coordenação das professoras Maria Boscaini David, Marisa Debiasi Borghetti e Rosângela Chesini Rech.
Na sequência, a representante da coordenadoria do Programa de Educação Fiscal de Montenegro, Tatiane de Souza, apresentou os projetos que vêm sendo desenvolvidos naquele município.
O município de Boa Vista do Sul desenvolveu ao longo do ano letivo o projeto Planeta Terra: Minha Casa, desenvolvendo diversas atividades com a participação da comunidade, pais e familiares dos alunos. Dentro desta temática foi realizada a entrega de uma sacola ecológica com algumas lembranças do município aos palestrantes Shorr e Tatiane, demonstrando o reconhecimento pelo trabalho por eles desenvolvido. O agente fiscal do Tesouro do Estado da agência da Receita Estadual em Bento Gonçalves, Fernando Knack, também recebeu a sacola.

Impressões
Para a secretária Ivete, que integra o grupo do PEF, a atividade foi bem produtiva e os convidados foram felizes em suas colocações. “De forma simples e direta, conseguiram passar a mensagem aos nossos alunos de que a partir de pequenos gestos conseguiremos um futuro mais feliz. O cidadão precisa compreender que direitos e deveres têm que andar juntos, no mesmo nível e que a conservação do patrimônio público é papel de todos nós”. A coordenadora do PEF no município, professora Sirlei Rosane dos Santos Mansoni disse ter ficado satisfeita com o resultado obtido. “Pequenas sementes estão sendo plantadas e aos poucos a conscientização de nossos jovens vai aumentando. As pessoas vão se dando conta de que todos precisam agir e que educação fiscal não é apenas pedir nota ou cupom nos estabelecimentos comerciais: é agir conscientemente, cumprindo com seus direitos e deveres, é cuidar da natureza, é evitar os desperdícios, é contribuir defendendo sempre o que é público, o que é de todos e, consequentemente, também é meu”.

Funcionamento
O diretor da EMEF Duque de Caxias, Valtair Andreolla, destacou que o fundamental é trabalhar com os alunos. “Eles aprendem na prática o funcionamento da administração pública, de onde vem e para onde vai o dinheiro arrecadado com impostos. Foi muito mais uma conversa do que uma palestra propriamente dita”. Além de Ivete, Sirlei e Andreolla, integram o grupo de educação fiscal a secretária municipal da Administração e Fazenda, Carina Carminatti Milchareck, a auxiliar de Serviços Administrativos, Eliane Carminatti Manica, e a fiscal Patrícia Lúcia Bagatini. Estiveram presentes ainda o vice-prefeito municipal Ivanei Brambilla, presidente da Câmara de Vereadores Glademir Manica, secretários municipais, vereadores, diretores e vice-diretores das escolas, professores, alunos, integrantes da Emater e comunidade.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Palestra e exposição de projetos mostram importância do tema

Fonte: Informativo Boa Vista do Sul, 17 nov. 2011, p. 7.

Boa Vista do Sul – A Administração Municipal criou o Programa de Educação Fiscal (PEF) com o objetivo de levar conhecimento aos cidadãos sobre administração pública, arrecadação, alocação e controle de gastos. Através do PEF é possível criar condições para uma relação harmoniosa entre o cidadão, o município e o Estado, combatendo a sonegação e sensibilizando os munícipes quanto à função socioeconômica dos impostos.
Tendo consciência de que as crianças representam o futuro e são agentes capazes de transformar a realidade, a prefeitura, através das secretarias de Educação e Fazenda, juntamente com o PEF, promovem uma atividade nesta quinta-feira, 17 de novembro. A partir das 13h30, no Centro de Eventos, os alunos de 5ª a 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias assistirão a uma palestra sobre Educação Fiscal com a representante do Sindicato dos Agentes Fiscais, Silvia Grewe. Além dela, a Coordenadoria do PEF de Montenegro estará presente expondo projetos relativos ao tema. “Nosso objetivo é chamar a atenção das crianças que cada pequena atitude poderá se transformar num grande ato, melhorando a qualidade de vida. Por exemplo, o simples fato de jogar o lixo no lixo faz com que a administração municipal precise investir menos em recolhimento e limpeza e possa destinar mais recursos para áreas essenciais, como saúde, educação e obras”, explica a coordenadora do PEF no município, professora Sirlei Rosane dos Santos Mansoni.

Equipe

Fazer com que o cidadão acompanhe a aplicação dos recursos públicos, reconheça seus deveres para o bem coletivo e entenda o cumprimento das obrigações tributárias também fazem parte da meta a ser atingida pelo grupo do PEF do município. Além da coordenadora Sirlei, integram esta equipe a secretária municipal de Administração e Fazenda, Carina Carminatti Milchareck, a secretária municipal de Educação, Ivete Cecília de Souza, o diretor da EMEF Duque de Caxias, Valtair Andreola, a auxiliar de Serviços Administrativos, Eliane Carminatti Manica, e a fiscal Patrícia Lúcia Bagatini.

sábado, 12 de novembro de 2011

Educação Fiscal em Gravataí: SMF presta informação sobre educação fiscal às escolas

Matéria extraída do site da Prefeitura Municipal de Gravataí.

Na manhã desta sexta-feira (11), alunos da 7ª e 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Albino Dias de Melo, visitaram os setores de IPTU, ISSQN, ICMS e ITBI da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). No encontro, os estudantes receberam um kit ilustrado a respeito da Educação Fiscal, assistiram a um vídeo sobre o tema e uma palestra acerca de tributos municipais. A Visita Orientada à SMF – Educação Fiscal tem parceria com o governo Federal e Estadual.

Em agosto deste ano, Fiscais Tributários do município receberam o curso: Disseminadores de Educação Fiscal, promovido pela Receita Estadual, em conjunto com a Prefeitura. As fiscais tributárias Fátima Reis, Andréa Gabech e Glória Mattos, receberam a capacitação e palestraram no evento. “A ideia é apresentar aos alunos os tributos e impostos pagos diariamente, para que eles saibam quanto isto representa. Além disto, mostramos a necessidade de pedir sempre a nota fiscal”, destaca Fátima.

Conforme a diretora da escola, Janaína Minuzzo, a atividade foi muito interessante. “Para nossa escola que é situada na zona rural, é muito importante obter esses conhecimentos a respeito do dinheiro que se paga por cada produto, e a importância do pagamento dos tributos para custar os serviços prestados a população”, comenta.

“Agora eu já sei que destino é dado a cada mercadoria. Isso é bom porque agora posso ajudar a fiscalizar os tributos também”, diz o aluno do 7ª série Lucas Borges.

Escolas que tiverem interesse em participar do projeto, podem entrar em contato com a SMF, através dos telefones 4001.3596 ou 4001.3639, ou na rua Antônio Donga, 53, Centro de Gravataí. O kit ilustrado tem a parceria da Associação dos Fiscais Tributários de Gravataí (Asfigra).

Programa Nacional de Educação Fiscal
A Educação Fiscal é um processo que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. O propósito é propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado, visto que o tributo é um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover mudanças e reduzir desigualdades sociais. O Programa Nacional de Educação Fiscal está integrado pelos Ministérios da Educação, Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Escola Superior de Administração Fazendária - ESAF e Secretarias de Fazenda e de Educação estaduais.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Estudantes de Paraíso do Sul em Oficina de Educação Fiscal

 
Cento e vinte alunos do ensino médio da Escola Estadual Afonso Pena, em Paraíso do Sul, participaram, no último dia 18, da oficina sobre Educação Fiscal, conduzida pelas servidoras da Receita Estadual Tânia Coelho de Souza e Carolina Klein.
Antes do início das atividades, foi realizada uma pesquisa onde os alunos responderam à questão: “Para onde você acha que vai o dinheiro dos impostos?”. As repostas obtidas foram surpreendentes, e o resultado, você confere no gráfico abaixo.
No decorrer da oficina, em clima de descontração, os adolescentes assistiram a vídeos e apresentações e tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre o tema. Os professores, muitos dos quais estão em fase de conclusão do curso de Disseminadores de Educação Fiscal, continuarão a trabalhar o assunto em sala de aula.









quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Comunidade Marianense tem Palestra Sobre Educação Fiscal

Foto: Denise Lopes


Educação Fiscal através de legislação municipal passou a ser tema transversal a ser discutido nas escolas da rede municipal de ensino, assim, servidores fazendários do município estão fazendo visitas ás escolas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
A Escola Municipal D. Pedro II, foi a primeira a receber a visita dos disseminadores, os quais já estiveram presentes nas escolas Ana Barok, João Ziulkoski Filho e Gonçalves Ledo e Castro Alves.
O cronograma da palestra trás informações sobre o Programa de Educação Fiscal, a nível nacional estadual e municipal, dentro do conteúdo explanado é relatado a consciência de cidadania e o papel do cidadão diante da sociedade, a historia dos tributos, as espécies de tributos, documentos fiscais e a função da administração publica. Alem da palestra os alunos de series iniciais participam do jogo da trilha da cidadania, a onde interagem, brigam e aprendem sobre cidadania, no trânsito, meio ambiente, administração publica, função dos poderes executivo e legislativo.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Projetos

Olá, pessoal!!

Estamos compartilhando aqui os projetos em educação fiscal elaborados por alunos do curso Disseminadores de Educação Fiscal de todo o estado! Para acessá-los, basta clicar nos links abaixo (você será direcionado para outro site para fazer download do arquivo, basta clicar em "download now"). Caso você seja um ex-aluno do curso DEF e queira ter o seu projeto postado aqui, entre em contato conosco! E fiquem à vontade para comentar sobre os projetos, esse espaço aqui é justamente para trocarmos ideias!!

Abraço a todos!

Clique nos links abaixo para visualizar os projetos:
Projeto Disseminadores do Futuro
A Câmara Vai à Escola
Atitude e Participação Consciente do Cidadão
Cidadania é bom para todos
Fiscal Mirim - Porto Vera Cruz
Quem está na Moda Não se Incomoda
Os Tributos de Cada Dia
Pirataria - Um Desafio do Século XXI

sexta-feira, 29 de julho de 2011

5º Festival Cid Legal Canta e Dança movimenta a Educação Fiscal nas escolas de Santa Maria

Nas escolas, a movimentação está intensa para as classificatórias do 5º Festival Cid Legal Canta e Dança, que acontece no dia 18 de outubro, no Clube Caixeiral, em Santa Maria. Na última sexta (15), os estudantes das séries fundamentais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Nocchi Zimmermann, participaram da seleção de trabalhos para o evento. Entre os jurados estavam os disseminadores do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Rozania Mossate Rosa e Marco Antonio Caldeira Rodrigues, a coordenadora adjunta do PMEF, Helaine Simon, e Fernanda de Oliveira, membro da comunidade escolar.

Além do dia de atividades culturais, todos os alunos que se apresentaram receberam material escolar como brindes: lápis de cor, canetinhas coloridas, lápis de cera e tinta tempera. Todo material foi doado pela Receita Federal para o Programa Municipal de Educação Fiscal. A coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, alerta os diretores de escolas que ainda não realizaram as eliminatórias, a entrarem em contato com o Programa, pois o prazo para a seleção é até o final de agosto.

A diretora da escola, Doralice da Silveira Martins, comentou que é muito importante a participação dos alunos nos eventos promovidos pelo Programa de Educação Fiscal. “A escola trabalha em sala de aula temas relativos ao assunto em todas as disciplinas, comprometendo se com a cidadania“, disse ela.
Fonte: site do Programa de Educação Fiscal de Santa Maria 


Educação Fiscal em foco - 2ª edição

A 2ª edição do Informativo Educação Fiscal em Foco já está online! Nele, você encontrará notícias relacionadas ao primeiro semestre do curso e o que está acontecendo na Educação Fiscal em todo o Estado. Confira alguns assuntos presentes no informativo:
Gabriel O Pensador dá palestra para alunos de Esteio e participa do encerramento do curso Disseminadores de Educação Fiscal.
Programa de Educação Fiscal forma 17 tutores para o segundo semestre.
Para ler mais, clique no link http://migre.me/5nizU